Pratagy, o resort na praia e também no rio

O Pratagy Beach Resort é um dos primeiros de sua categoria em Maceió e que funcionam no sistema All Inclusive. Mas não é só isso que torna este resort tão especial.

Junto a tudo o que oferece, como um All Inclusive que dura 24 horas, o que chama a atenção é seu local privilegiado.

Situado no litoral norte do município, a 13 km do centro de Maceió, o Pratagy está em meio à Mata Atlântica e tem acesso ao rio e ao mar. Como assim?

Resort na praia ou resort no rio? O Pratagy é os dois!

É isso mesmo! No Pratagy Beach Resort, o hóspede pode se banhar tanto em águas salgadas quanto doces, podendo inclusive ir de um para outro com facilidade, bastando atravessar o banco de areia que os separam.

A hospedaria tem essa particularidade, pois se encontra no fim da Praia da Sereia, no exato local em que ela se encontra com o rio Meirim.

foto aérea da prainha do pratagy beach resort com parte do rio meirim e parte da praia da sereia
Já pensou presenciar essa vista todos os dias? No Pratagy resort é possível! Foto: Divulgação/Pratagy Beach All Inclusive Resort - Wyndham.

Aliás, neste banco de areia que faz parte do terreno do Pratagy, é a prainha do resort. Um local excepcional para relaxar e tomar sol, aproveitando a vista de ambos os lados.

Praia da Sereia

Praia da Sereia, Praia da Sereia de Pratagy ou apenas Praia de Pratagy, são vários nomes que se destinam a uma das últimas praias ao norte de Maceió.

Na verdade, a responsável por tantas denominações é a escultura da sereia presente na barreira de corais, que fez tanta fama e levou para si o título.

Antes da chegada da estátua, toda a orla era chamada de praia de Pratagy. Agora, esse nome corresponde apenas à parte final, onde fica o resort que leva seu nome.

homem e mulher andando na areia na praia da sereia com a estátua ao fundo
Apesar de tantos nomes, a praia é uma só. Tanto que não é errado dizer que o Pratagy Resort fica na Praia da Sereia. Foto: Divulgação/Prefeitura de Maceió

A praia em si é um paraíso à parte de água cristalina e verde, com uma orla cheia de coqueiros e sendo um destino que agrada todos os públicos.

Por conta dos corais, em frente à sereia, formam-se as piscinas naturais. Ideal para crianças, idosos e quem prefere marés mais calmas. Mas não se esqueça: chegue cedo para aproveitar ao máximo antes da maré subir.

Já mais à esquerda e após o arrecife, chega a parte de maré alta. Com ondas fortes, é perfeito para a prática de surf, windsurf, caiaque e stand up paddle.

E por estar mais afastada do centro, ela é muito indicada para quem gosta de lugares mais tranquilos, longe do agito de turistas. Ficando principalmente mais vazia durante a semana.

Agora, se preferir por locais mais animados, vá aos finais de semana e feriados. Como é mais frequentada pela população local, nesses dias a praia fica mais movimentada, com música ao vivo à noite.

foto aérea da praia da sereia e sua orla, com cadeiras e pessoas
Uma praia mais voltada aos locais, a Sereia é mais vazia e tranquila. Foto: Argosfoto.

Independente de quando for, não perca o pôr do sol da Praia da Sereia. Quem já viu garante: é inesquecível, pois em um determinado momento o mar passa de verde para furta-cor, deixando todos maravilhados.

Há quem diga, ainda, que por ser menos visitada por turistas há pouca estrutura de quiosques, bares e restaurante, que ficam mais próximos da região da estátua.

Mas esse é um não é um problema para quem estiver no Pratagy, pois o resort é pé na areia e tem um bar da praia, que torna ainda mais prática a estadia.

A escultura da Sereia

Construída em 1964, a escultura da sereia possui 4 metros de comprimento e encanta por “proteger” os banhistas, ao dividir as piscinas naturais do mar aberto na maré baixa, e surfar por entre as ondas na maré alta.

Só sua posição já seduz, ela também surpreende os desavisados de sua existência, atraindo principalmente nas noites em que a lua a ilumina e a deixa prateada.

estátua da sereia em meio ao arrecife da praia de pratagy
Dizem que a escultura fora feira como uma homenagem à Iemanjá, entidade protetora dos pescadores, também chamada de Sereia do Mar. Foto:

O que mais conhecer na Sereia

Na rodovia AL 101 Norte, que dá acesso à praia e também ao resort Pratagy, há o Mirante da Sereia, onde se tem uma vista completa da orla, um cenário exuberante para tirar fotos.

É interessante saber também que a Sereia é a primeira praia do litoral norte de Alagoas que faz parte da Costa dos Corais, segundo maior arrecife do mundo.

São, ao todo, 120 km de extensão que vai de Maceió a Tamandaré, em Pernambuco. Essa região é protegida pela Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, que visa preservar a natureza de um trecho com mais de 400 mil hectares e envolve não só o mar, como rios e mangues.

foto aérea de um rio ao lado do mar com um banco de corais que faz parte da costa dos corais
A diversidade da biodiversidade e sua longa extensão tornam a Costa dos Corais um tesouro nacional. Foto: Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas.

Rio Meirim

Alagoas é chamada de Paraíso das Águas, por conta das belas praias e junto pelos diversos rios que percorrem o Estado, como o rio São Francisco.

Só na Praia da Sereia dois rios desaguam ali: o Pratagy e o Meirim, sendo este o rio que banha o Pratagy Beach Resort.

O curso d’água do Rio Meirim tem partes de águas profundas e escuras e passa por vários municípios: Teotônio Vilela, Altinho, Laranjeiras, Saúvas, até chegar em Maceió.

foto aérea do rio meirim próximo ao pratagy beach resort com a natureza ao redor
O Rio Meirim em Maceió é deslumbrante em sua natureza, principalmente quando se encontra com a Praia da Sereia.

É grande a importância do Rio Meirim em Alagoas por sua vasta biodiversidade e ser fornecedor de água doce para algumas regiões. Sem contar que este rio faz parte da área de proteção da APA Costa dos Corais.

Vantagens da localização

Não é sempre que se tem a oportunidade de presenciar o encontro do rio e do mar, mas no Pratagy Beach All Inclusive Resort o hóspede poderá presenciar esse encanto todos os dias em que estiver ali.

E melhor ainda, o resort Pratagy tem ciência do lugar privilegiado que está e oferece uma série de atividades para que as pessoas possam aproveitar ambos os ambientes como bem quiserem.

No rio Meirim, há redes na margem para ficar com parte do corpo imerso e aproveitar sua água morna. Ali também fica o Centro Náutico, que conta com caiaques e pranchas de stand up paddle para passear pelo curso d’água e conhecer a natureza ao redor.

ponte do pratagy que liga o resort à prainha, com espreguiçadeiras, spa e outros atrativos
Basta atravessar a ponte do Pratagy Resort para chegar à prainha e encontrar o rio e o mar. Foto: Divulgação/Pratagy Beach All Inclusive Resort - Wyndham.

Na praia, também há um passeio de caiaque para visitar as piscinas naturais, mas este serviço depende das condições do mar. Por isso sempre confirme antes com a equipe do hotel sobre as possibilidades e horários dos passeios.

Sem contar a própria região da prainha, espaço com espreguiçadeiras, local do Spa Equilíbrio do Ser e que, durante a noite, é palco dos luaus realizados pelo resort.

Agora, além de se deliciar nas águas do Meirim e da Sereia, você já chegará ao Pratagy Beach All Inclusive Resort sabendo um pouco da história desses dois atrativos.

Caso queira conhecer mais, clique aqui.

E se essa particularidade te deixou com ainda mais vontade de ir ao resort, não deixe de conversar com nossa equipe de especialistas em Pratagy e outros resorts!